terça-feira, 20 de setembro de 2011

Veja a prática meditativa que equilibra emoções e mente

Existem muitas práticas meditativas a serem executadas e cada um de nós deve se adaptar a uma delas. É muito importante entender que nós mudamos, o mundo mudou e as energias à nossa volta também mudaram. Hoje, já com mais consciência, entendemos que não somos somente um corpo físico e que as doenças, sejam do corpo, das emoções ou da mente, são construídas através da desarmonia entre os corpos correspondentes (corpo físico, corpo vital, corpo astral e corpo mental). Se conseguirmos um bom equilíbrio entre esses corpos, podemos obter um estado de saúde estável e satisfatório.
Para isso, devemos exercitar todos os corpos: o físico com exercícios e boa alimentação, o emocional com análise e auto conhecimento e o vital e mental com meditação, ioga e práticas respiratórias (pranayamas). Todo estado de desequilíbrio começa primeiro na mente, no corpo sutil mais distante de nossa realidade visível. A não ser que seja algo ligado ao nosso carma passado. Se for assim, a doença começa nos corpos além desta dimensão e somente um curador quântico bastante experimentado pode atingir lugares tão distantes. No entanto se a doença acontece primeiramente no mental/emocional, podemos debelá-la através dessas práticas. O ideal certamente é a prevenção que acontece naturalmente quando nos dispomos a mudar hábitos nocivos à nossa saúde integral.
Uma boa alimentação e exercícios de relaxamento, meditação e mesmo os exercícios físicos comuns levam a um maior equilíbrio energético. Segue abaixo uma prática simples e eficaz para ser feita diariamente por iniciantes ou não. Essa prática une nossa mente pessoal com a mente Universal, nos levando a um estado de paz e equilíbrio diário:
1) Sente-se em um lugar confortável e tenha certeza que não será incomodado.
2) Inspire e expire natural e profundamente. Suavemente.
3) Lentamente, diga mentalmente o mantra SO-HAM.
4) Inspire SO (Consciência Cósmica) e expire HAM (consciência pessoal). Faça esse exercício de maneira concentrada pelo máximo tempo que conseguir, focando no mantra e na entrada e saída de ar do corpo.
5) Respire plenamente, incluindo abdômen e tórax. Quando quiser parar, retome sua consciência lentamente e mova seu corpo membro a membro também lentamente. Se fizer esse exercício todos os dias poderá sentir em pouco tempo uma grande diferença em suas reações e ações diretas, pois ele equilibra o sistema nervoso central e aciona o sistema nervoso parassimpático, responsável pelo nosso repouso e relaxamento, diminuindo a liberação de adrenalina e cortisol do nosso organismo. O resultado disso é a diminuição e controle do estresse. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário