sábado, 17 de setembro de 2011

Descubra qual tipo de inteligência é a sua

Novas e modernas pesquisas sobre o funcionamento do cérebro e da inteligência têm sido feitas e os resultados são simplesmente apaixonantes. Cientistas cognitivos como Howard Gardner defende pontos de vista que envolvem nossa mente. Ele criou uma teoria chamada "Inteligências Múltiplas". Segundo Gardner, todos nós nascemos com determinadas áreas da inteligência mais desenvolvidas que as outras e essas áreas determinam algumas tendências genéticas.
Conforme vamos vivendo, as potencialidades vão sendo desenvolvidas e aumentadas através do meio ambiente, produzindo assim diferentes inteligências. O velho sistema de medição de inteligência, o QI está, enfim, caindo por água abaixo. Novas e mais sensíveis maneiras de enxergar o ser humano vem sendo pesquisadas. Até o presente momento Gardner identificou 8 tipos de inteligências, a saber:
1 - A inteligência linguística: associada a escritores e poetas.
2 - A inteligência musical: atribuída a indivíduos como Mozart, Bach, Jimi Hendrix, etc.
3 - A inteligência lógico-matemática: associada a indivíduos como Einstein, Niels Bohr (descobriu a estrutura do átomo e da posição dos elétrons dentro dele), e outros.
4 - A inteligência espacial: relacionada a pessoas que possuem facilidade em trabalhar as coordenadas espaciais como o nosso Oscar Niemeyer.
5 - A inteligência corporal-cinestésica, associada aos grandes nomes do esporte como Pelé, Maradona, Airton Senna.
6 - A inteligência pictórica: que facilita a expressão artística
7 - A inteligência intrapessoal: relacionada com as pessoas que apresentam um grande equilíbrio interior, mesmo quando em situações difíceis, como Nelson Mandela por exemplo.
8 - A inteligência interpessoal: que facilita o contato com outras pessoas e geralmente está associada a grandes professores e políticos, como Gandhi.

Essa teoria tem sido bem aceita dentro da ciência acadêmica e ainda passa por alguns acréscimos. Segundo Gardner, para que uma inteligência seja aceita esta deve estar assentada em rigorosos critérios como: ter uma base biogenética e neurológica, ser mensurada, apresentar um desenvolvimento durante a vida e adequar-se ao seu meio naturalmente.
Hoje há outra teoria: a da inteligência naturista, da inteligência espiritual que falaremos em outra matéria, mas que ainda está em fase de pesquisa.
Não existe um individuo que exerça todas as inteligências perfeitamente. Temos a tendência de desenvolver uma ou duas das citadas. Uma boa teoria, mas que ainda não é totalmente aceita. Mas como tudo o que é novo precisa de algum tempo para derrubar e flexibilizar mentes fechadas. Vamos esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário