segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Só o mergulho profundo pode trazer a paz e o amor

Nesta fase do ano em que comemoramos primeiro o Natal e em seguida a chegada de um novo ano, devemos acima de tudo parar para refletir. Por que não conseguimos deixar a necessidade de consumo desenfreado e insuflamos ainda mais nossos egos, e não entramos em contato com o verdadeiro significado que existe por trás dessas duas datas que são, na verdade, duas grandes oportunidades de parada e aprofundamento? O mais triste é perceber que a grande maioria acredita que a paz e o amor são estados de espírito que se encontram fora e não dentro de nós.
Não quero aqui fazer a apologia do ascetismo, pelo contrário, em Aquário devemos aprender a manter um equilíbrio estável também em nossa vida material. No entanto, é fato que devemos questionar muitos dos valores que aprendemos desde crianças. Muitos deles são introjetados pela sociedade e pela educação que recebemos de nossos pais e familiares.
O mais importante nesse processo de reavaliação é a coragem. Coragem para deixar para trás pessoas e valores arraigados que já não fazem o menor sentido na vida de muitos de nós. Coragem para descobrir e se apropriar da verdade que reside em cada um de nós, nos nossos corações.
Mas não pense que descobrindo a sua verdade o seu trabalho termina; na verdade é só a partir daí que ele de fato começa. Dia a dia o mergulho nessa verdade deve ser vivido, praticado, exercitado, até que um novo paradigma seja assimilado pelo seu cérebro. Mas não se esqueça: esse processo requer paciência, disciplina e muita consciência. Principalmente a consciência de que nada muda da noite para o dia e que esse trabalho pode durar uma vida toda.
Comece devagar entendendo e respeitando seus limites. Você deve tornar esse processo prazeroso, saboreando cada pequeno passo conquistado. Dentro dessa busca não devem faltar as revisões com a alimentação, o que não inclui necessariamente deixar de comer carne. Segundo a filosofia ayurvédica, o consumo de carne é absolutamente necessário a um tipo especifico de pessoas, definido pela tipologia dessa terapia de dosha.
Exercícios que equilibrem seu corpo/mente também são fundamentais, assim como e fundamentalmente o exercício e aprofundamento da mente através da prática diária da meditação. A reflexão e a meditação devem fazer parte da rotina diária de qualquer pessoa que tenha como meta de vida a mudança para um paradigma mais equilibrado e o natural e consequente encontro com a paz e o amor que residem dentro de todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário