terça-feira, 28 de abril de 2015

Como acabar com a flacidez: da alimentação à cirurgia plástica

Seu sonho é emagrecer e ficar esbelta. Quando consegue, esbarra com outra questão: a flacidez; ou você já é magrinha, mas não se sente bem com o corpo não consegue enrijecer pele e músculo; ou, ainda, passou dos 30 e a pele e os músculos e a pele já não são mais como eram antigamente. Calma, que tem soluções (no plural) para o problema.


Barriga seca, barriga negativa, bronzeamento artificial (Foto: Getty Images)Xô, flacidez! (Foto: Getty Images)

Com o passar do tempo, começamos a produzir menos colágeno e elastina, proteínas que dão vigor e rigidez ao tecido cutâneo. O resultado: flacidez. "Mas esse não é o único motivo que impulsiona a queda da pele a favor da gravidade, o cigarro e as bebidas alcoólicas também são responsáveis pela perda de elasticidade da mesma", conta Patrick Kovac, cirurgião plástico.

"A flacidez se divide basicamente em dois tipos: cutânea e muscular. A flacidez muscular deve ser melhorada através de exercícios de fortalecimento, em especial a musculação. A flacidez cutânea pode ser tratada com agentes tópicos (ácido retinóico, ácido glicólico), aparelhos (laser, radiofrequência, infra-vermelho, ultrasom focado etc) e injeção na pele (derme) de sustâncias que tenham capacidade de estimular a produção de colágeno", resume Carolina Marçon, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Para ajudar, listamos algumas medidas que você deve tomar. Confira:
Cuidados com a alimentação

Você vai comer alimentos ricos em proteínas, ômega 3, fibras e antioxidantes. "Eles ajudarão na síntese proteica e, consequentemente, no ganho de massa muscular, além de reduzir inflamações nas junções e tendões e maximizar a recuperação muscular", esclarece Graziela Thomaz, nutricionista da Onodera Estética. Onde você encontra tudo isso? Carne vermelha, ovos, salmão, “berries” (amora, mirtilo, framboesa), brócolis, nozes, quinoa e castanha-do-pará.

A especialista também defende o consumo de carboidratos e justifica: "Para ir para a reserva do músculo e, após isso, focar no consumo de proteínas magras de alta biodisponibilidade pelo organismo, que serão as responsáveis pelo crescimento muscular", explica.

"Uma alimentação equilibrada, rica em proteínas (principalmente a carne vermelha), frutas e vegetais, é fundamental para a prevenção da flacidez, para uma boa resposta aos tratamentos e manutenção dos resultados", endossa Carolina Marçon.
Cirurgia

Segundo o cirurgião plástico Chris Willenshofer, existem diversos procedimentos divididos para cada região do corpo (mas, é bom lembrar: não é você quem deve dizer se convém, mas, sim, um profissional capacitado!). "Normalmente, a cirurgia para flacidez é procurada por pacientes que tiveram grande perda de peso e ficaram com a pele flácida pela perda da gordura ou também pacientes após os 40 anos, que já estão em um processo de envelhecimento, o que também causa a flacidez.

Confira algumas cirurgias estéticas para correção de lugares que você nunca imaginou

E quando o assunto é cirurgia para flacidez, a palavra de ordem é 'lifting'. Segundo Chris, as melhores opções, para cada parte do corpo, são:
_Lifting braquial: retira o excesso de pele do braço;
_Abdominoplastia: retira o excesso de pele e tecido adiposo da parte inferior do abdômen;
_Lifting crural: remodela a região da coxa retirando o excesso de pele e as vezes também da gordura;
_Body Lifting: melhora a forma e o tônus dos tecidos que sustentam a pele, oferecendo um melhor contorno corporal. "Nesse caso, além da flacidez, a gordura em excesso também é removida para tratar problemas causados, em parte, pela pouca resistências dos tecidos", afirma.
Exercícios

Se o seu caso é flacidez muscular, não tem muito para onde fugir; o único jeito de combater esse mal é partindo para exercícios de musculação, mesmo. "A flacidez muscular deve ser melhorada através de exercícios de fortalecimento, em especial a musculação", aponta a dermatologista Carolina Marçon, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

_Exerícios para combater a flacidez nos braços
_Exercícios para ter o bumbum firme
_Exercícios para deixar a barriga sarada
_Exercícios para deixas as pernas durinhas

Abnominal, abdominais, barriga sarada, barriga negativa (Foto: Getty Images)Para acabar com a flacidez abdominal? Abdominais! (Imagem ilustrativa: Getty Images)
Tratamentos estéticos

Se o seu caso é flacidez cutânea, a dermatologista Carolina Marçon ensina que deve ser tratada com agentes tópicos (cremes à base de ácido retinóico, ácido glicólico), aparelhos (laser, radiofrequência, infra-vermelho ultrasom focado) e injeção na pele (derme) de sustâncias que tenham capacidade de estimular a produção de colágeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário